Apresentação

Esta página web acessível tem como objetivo trazer para a discussão reflexões pedagógicas sobre o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica na escola. Esperamos seu reconhecimento e disponibilidade para socializações e trocas de experiências visando uma interatividade saudável nessa siciedade digital. Entendemos que contexto social requer dos educadores uma visão holística diante dos fatos do cotidiano, compentências técnicas e pedagógicas essenciais no desenvolvimento de uma educação de qualidade das novas gerações. Nessa trajetórica histórica, coloco-me como co-responsável frente aos desafios enfrentados pela educação, como direito inalienável a todo cidadão. José Antonio Aguiar Gama. Mestrando em “Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento” – UNED – Madrid / ES

Seja bem vindo!

Obrigado...

sexta-feira, 14 de março de 2008

A TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO

A comunicação e o acesso a informação têm sido uma preocupação constante do homem desde os primórdios da civilização। Os estudiosos clássicos, filósofos, matemáticos, dramaturgos, etc. tiveram sempre a preocupação de que as suas obras fossem acompanhadas pelo maior número possível de cidadãos. Na sua divulgação utilizavam-se os meios disponíveis, como a escrita e a transmissão oral.


Com o advento da informática, o acesso a informação tornou-se mais fácil e rápido, propagando-se de forma avassaladoura, sendo necessário um maior esforço de todos para acompanhar essa gama de informações, visto que, através de um simples clic é possível conectar as mais diversas informações।


A evolução tecnológica é um processo gradativo। Haja vista que desde o século XVIII com a Revolução Industrial, a sociedade vem passando por um processo de profundas alterações, redefinindo novos papéis e práticas culturais, influenciando sobremaneira na democratização da informação e do processo de ensino e aprendizagem, considerando que durante muito tempo a escola foi tida como o único espaço de transmissão e propagação do conhecimento e o professor o detentor do saber, cabendo ao aluno assimilar aquilo que era ensinado.


Com base nisso, a escola não pode ficar aquém da evolução tecnológica, sendo necessário uma mudança de atitude dos educadores de forma a utilizar a mídia a favor do processo educacional.

No mundo hodierno, há vários meios de comunicação, com os quais os educandos estão familiarizados, muito antes de chegarem à escola, cabendo esta apropriar-se desse manancial, de modo a acompanhar o movimento do aprendiz, observando a melhor forma de orientar esses movimentos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, capacitados e preparados para o mundo fora da escola.


As novas mídias oferecem infinitas alternativas e possibilidades। São incontáveis os recursos, o repertório e os caminhos que a tecnologia permite percorrer no universo colocado à disposição dos educadores। A figura do professor nunca ficará ultrapassada, mas para isso, é necessário estratégias, planejamentos e projetos pedagógicos, instrumentos fundamentais para a incorporação de qualquer meio de comunicação ao ensino.


Por tudo isso, percebe-se que as mídias, não são um fim em si mesmas, mas um recurso a mais que pode subsidiar o educando em sua capacidade de aprender a aprender e de utilizar a tecnologia para a busca, seleção, a análise e a articulação entre informação e dessa forma construir continuamente os conhecimentos, utilizando-se de todos os meios, em especial dos recursos da informática।

Nenhum comentário: