Apresentação

Esta página web acessível tem como objetivo trazer para a discussão reflexões pedagógicas sobre o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica na escola. Esperamos seu reconhecimento e disponibilidade para socializações e trocas de experiências visando uma interatividade saudável nessa siciedade digital. Entendemos que contexto social requer dos educadores uma visão holística diante dos fatos do cotidiano, compentências técnicas e pedagógicas essenciais no desenvolvimento de uma educação de qualidade das novas gerações. Nessa trajetórica histórica, coloco-me como co-responsável frente aos desafios enfrentados pela educação, como direito inalienável a todo cidadão. José Antonio Aguiar Gama. Mestrando em “Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento” – UNED – Madrid / ES

Seja bem vindo!

Obrigado...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Socialização das Impressões sobre o mundo digital

Levando em consideração que “o poder da Web reside em sua universalidade, o acesso para todos no mundo e a pesar da descapacidade, é um aspecto essencial”.
Gostaria de compartilhar com cada bloguista o Módulo Desenho para Todos I, do Programa Modular as Novas Tecnológias da Informação e da Comunicação, pela Universidade Nacional de Educação`a Distância - UNED - Madrid. Este módulo nos proporciona, uma retomada de alguns conceitos enquanto cidadãos, nesta sociedade toalmente digital a caminho do virtual em constante.
No bojo, o documento traz informações pertinentes sobre as descapacidades das pessoas em relação ao acesso a rede – Internet. Emboa a Internet seja um espaço onde há desejos próprios e consumos desorientados, faz-se necessário que o Projeto de Informática esteja associado à Proposta Pedagógica da Escola. Mas para a educação há ainda outra dificuldade: as páginas Web são pouco aprofundadas, trabalhadas superficialmente e difíceis de serem avaliadas em seu conteúdo.

Quais seriam nossos desafios nesse processo?

- Há oportunidade de acesso a rede para todas as camadas sociais?
- As pessoas têm condições em adquirir computadores e conectar a internet a baixo custo?
- As pessoas ainda têm a cultura do "MEDO" da máquina e acabam dizendo: não possuo habildades para tal.
- Existe a falta de expectativa, do querer, da busca pelo novo...?

Somos capazes de superar nossas dificuldades na medida que sonhamos e buscamos um futuro melhor, por meio da interação. Afinal de contas, "a aprendizagem vem do diálogo reflexivo, da cooperação para a melhoria da qualidade, da gestão educaional, o que permite a articulação de atores interessados em uma nova cultura de aprendizagem e na formação profissional continuada" (Lévy, 1995). Se eficácia é fazer a coisa certa e eficiência é fazer a coisa direito, a efetividade é fazer direito a coisa certa.

Faça uma visita em meu novo blog, há textos maravilhos acerca dessa temática.
Agradeço!!!

Um comentário:

Gêcilda Rock disse...

Tôôiiiin...???Tú falô tudim com essa msg tão lindiia??!!!
Ameiiii!!!